Não se sabe ao certo quando surgiu a lenda ou o mito das sereias. Sabemos que sua origem é grega e descrita na mitologia. A crença da existência desta criatura estava presente em todas as civilizações que dependiam do mar para o sobrevivência, representando o perigo de navegar, uma vez que navegar não era muito conhecido naquela época.
Inicialmente esta criatura era um híbrido de pássaro e mulher (em algumas culturas o pássaros representa a morte), mas com o passar o tempo, a ave se tornou peixe e as asas, cauda. Especula-se que a forma da sereia foi inspirada em animais como o peixe-boi ou manati.
A lenda das sereias diz que criaturas muito belas encantavam os homens com seu canto e sua voz, levando-os ao naufrágio. Os navios se aproximavam tanto destas belíssimas criaturas que cantavam com tanta doçura e acabavam colidindo com rochas e recifes, resultando em naufrágio.
Na idade média, a imagem das sereias foi associada ao pecado, vaidade e luxúria. Elas ganharam objetos inseparáveis que as caracterizam até hoje, o espelho e o pente, personificando os pecados mortais, as tentações da carne e a vaidade como pecado corporificado na beleza. No romantismo, as sereias junto com os dragões foram os animais mais representados. A história foi crescendo, ganhando proporcões que eram fortalecidas por marinheiros que diziam ver as criaturas na espuma das ondas (deveriam ser peixes-boi marinhos ou manati) e cada cultura acreditava e criava sua própria versão.
O Brasil também não ficou de fora. Em um das versões, uma índia linda, cujos irmãos queriam assassiná-la porque sentiam inveja, acabou matando seus irmãos antes e foi punida pelo pai, que a lançou no Rio Solimões. Durante a colonização, os portugueses se juntaram com a cultura indígena local e criaram esta linda personagem de cabelos longos e uma voz encantadora chamada Iara que levava os homens jovens prestes a casar as profundezas, afogando-os.
Mas afinal, sereias existem? O mito existe há milênios e ganhou "credibilidade" com documentários falsos, filmes, imagens falsas de sereias encontradas encalhadas e mortas após tsunamis.
De todas as lendas e histórias de sereias, elas sempre foram seres que representavam perigo, muitos filmes retratam sereias como seres malignos, até monstros devoradores de homens (veja as sereias mais famosas na televisão na seção abaixo). Aí, me pergunto: O que leva as mulheres a querem ser sereias ? O que leva as mulheres quererem viver a fantasia de ser uma sereia ? Existe um movimento que podemos chamar de "sereismo" em mulheres, algumas mergulhadoras até usam nadadeiras de sereias e tudo mais. Qual o motivo? Será pela sensualidade inegável das sereias ? Pela capacidade de conquistar qualquer homem ? Será pela paixão de cantar com encanto? Será o fascínio pelos cabelos longos impecáveis ? Será o amor pelo mar e a vontade de respirar embaixo da água? Ou apenas um escape da rotina? Bom, todas devem ter sua razão, mas essa ainda não é a pergunta mais difícil de entender. Novamente, sabendo o que as lendas dizem, o que leva os homens a serem atraídos pelas sereias ? Será que o encanto pela beleza e pela voz destas lindas criaturas valeria a pena ter esse rápido lance de romantismo por uma morte certa ? Não sei responder, mas acho que todos os homens gostariam de ver, encontrar ou até mergulhar com sereias, não ?