Bonaire é uma pequena ilha localizada no Caribe próxima a costa da Venezuela que constituem as ilhas do ABC Caribenho (Aruba, Bonaire e Curacao), tem menos de 40 Km de comprimento e menos de 5 Km de largura. Bonaire juntamente com outras ilhas do Caribe pertencia ao Reino dos Países Baixos, composto por Holanda e Antilhas Holandesas, mas em Outubro de 2010 com a dissolução das Antilhas Holandesas, houve um plebiscito e Bonaire tornou-se constituinte dos Países Baixos enquanto Curacao e Aruba se tornaram países independentes. Até hoje a população é dividida nesta questão e alguns não aceitam muito o fato de não serem independentes.
A economia de Bonaire gira em torno do turismo de mergulho e nos resorts associados ao mergulho. É o principal destino de mergulho no caribe. Na costa Leste e Sul da ilha pode-se encontrar algumas pessoas fazendo Windsurf. Os mergulhadores são atraídos para lá pela facilidade de locomoção, acesso fácil aos pontos de mergulho (60 dos 86 de praia), pelos mergulhos ilimitados e pelas águas calmas e transparentes (até 30 metros de visibilidade). As operadoras de mergulho e os resorts deixam cilindros ilimitados de ar e nitrox 32 a vontade para os mergulhadores pegarem e levarem pra onde quiserem por algo em torno de 30 dólares por dia.
Bonaire se tornou um Parque Nacional Marinho em 1979 devido a sua fantástica diversidade. Está fora da rota dos furacões e oferece mergulhos o ano todo. A temperatura é sempre alta e a água sempre agradável, por volta dos 28°C. Porém, no verão, vai encontrar dias mais chuvosos. O fuso horário é de apenas 1h a menos com o horário de brasília. É um local muito visitado por americanos também.
Quando você estiver no intervalo de superfície, vai encontrar uma ilha sossegada, com pessoas encantadoras, céu azul, temperatura ao redor dos 28 graus o ano todo, brisa constante e centenas de flamingos (aves nativas e consideradas um dos símbolos de Bonaire).
Kralendijk é o coração histórico e a capital de Bonaire. O nome nasceu da palavra Koralendijk que quer dizer “recife de coral”. Perfeito. É ao redor de Kralendijk que tudo acontece. A cidade é mínima e muito charmosa! Tem casas coloridas, com arquitetura em estilo holandês, ruas limpas, lojinhas simpáticas, bons restaurantes e uma sorveteria que vive lotada.
As pousadas mais famosas são o Buddy Dive Resort, o Captain Don’s Habitat e o Coral Paradise. Ficam localizadas em uma região mais central na costa oeste bem próximas umas das outras com saídas e deck para o mar e são excelentes pontos de mergulho também. Muitas pessoas não se aventuram a alugar carros para conhecer outros lugares. Os locais também oferecem serviços de guias de mergulho caso não esteja confiante a fazer seus mergulhos com seu dupla.
Estas pousadas são centro de mergulho, oferecem desde de aluguel e venda de equipamentos, até guias de mergulho e oferecem cilindros a ilimitados a vontade (tem até um drive-thru para pegar os cilindros com o carro e partir pro próximo mergulho). Oferecem também um espaço para você lavar seu equipamento e um locker para guardá-lo e cabides para pendurar sua roupa molhada para secar a sombra.
A ilha toda é cercada por pontos de mergulho que são marcados com pedras pintadas em amarelo com o nome do ponto de mergulho.
Todos os pontos são identificados em mapas que estão disponíveis gratuitamente no aeroporto e hotéis.
Visitamos Bonaire em 2016, os recifes estavam muito bem preservados principalmente no Sul da Ilha e muita vida. Como a maioria dos mergulhos são de praia e as praias são de formação de corais, é um pouco difícil caminhar para entrar e sair da água com equipamento de mergulho nas costas. Recomenda-se sempre usar botinha de mergulho para não machucar o pé e, se possível, prender as nadadeiras na cintura ou em outro lugar para ter os braços livres para ajudar no equilíbrio.
Ao entrar na água pela praia, vai encontrar uma bóia sinalizadora do ponto de mergulho para ajudar a orientar por onde entrar e, principalmente, por onde sair do mergulho. Muitas pessoas maravilhadas com o mergulho não prestam atenção nas bóias e submergem longe do local onde estacionou o carro, tendo que caminhar com todo equipamento por grandes distâncias às vezes. Pior ainda se for um mergulho noturno.
Todos os pontos de mergulho da ilha tem características comuns, onde tem uma parte com fundo de areia com profundidade lentamente crescente até os 5 metros de profundidade mais ou menos (ótimo para fazer a parada de segurança na volta do mergulho) e uma paredão logo em seguida que pode chegar a mais de 80 metros de profundidade em alguns locais. Os mergulhos geralmente são feitos nesses paredões acompanhando uma certa profundidade. Os peixe tarpões (vejam no vídeo abaixo) faziam a alegria do mergulho, estes peixes parecem uma sardinha gigantes com seus corpos prateados e brilhante, podem chegar a 2,5 m de comprimento e pesar até 150 Kg, são lentos durante o dia, mas no mergulho noturno estão ativos, caçando e geralmente acompanham os mergulhadores para se beneficiarem das luzes das lanternas para capturar suas presas Veja o vídeo abaixo com descrição e localização dos pontos de mergulho e o que ver em cada local.
O vídeo acima mostra que existem muitos pontos de mergulho bons espalhados pela Ilha, mas tem 3 vale a pena comentar um pouco mais:
Salt Pier: É um dos pontos com maior quantidade de vida em nossa opinião. No vídeo mostramos os grandes cardumes de peixes neste ponto. Está localizado em um pier ativo das salinas de Bonaire. Este ponto de mergulho fica fechado quando tem navio atracado abastecendo com o sal das salinas. Portanto, assim que tiver a chance e notar que não tem navio, vá direto a esse ponto, pois navios podem chegar a qualquer momento e talvez você perca a chance de mergulhar debaixo desse pier.
Hilma Hooker: O principal ponto de mergulho em nossa opinião. É um naufrágio de 72 metros de comprimento que teve problemas no motor no verão e 1984 e foi rebocado para Bonaire. Lá foi investigado por agências policiais que descobriram um anteparo falso com mais de 11 ton de maconha. A tripulação foi detida, mas os proprietários nunca encontrados. O navio ficou detido como evidência por meses, e nesse período começou a infiltrar água. Em 12-Set-1984 começou a absorver água pelas vigias inferiores e rolou a estibordo naufragando em menos de 2 minutos (boatos dizem que foi sabotagem para sumir com evidências). Repousou no fundo bem próximo a costa a 30 metros de profundidade.
1000 steps: Não caia na roubada. Vale a pena conhecer, mas comece o dia por ele enquanto estiver descansado. Destacamos esse ponto aqui pela dificuldade de voltar ao carro. Para ter acesso a este ponto de mergulho existe uma escada íngreme e um pouco longa com degraus curtos que descem à praia para ter acesso ao ponto de mergulhos. Na volta, esse escada é o pesadelo de alguns mergulhadores, que precisam subir todos esses degraus com o equipamento nas costas. Daí você vai entender o nome 1000 Steps que significa 1000 degraus.
Gostou das dicas? Conte-nos como foi sua visita à Bonaire ou se tem planos ainda de conhecer faça sua pergunta que tiramos sua dúvida.