Como não somos seres aquáticos, usamos a tecnologia a nosso favor para se adaptar ao mundo subaquático. A adaptação é necessária não só na respiração, mas também na visão e no aquecimento. O equipamento de mergulho não só nos permite sobreviver embaixo da água como também se integra ao nosso corpo. É o nosso suporte a vida embaixo da água. Aqui não vamos falar da história do equipamento nem dos escafandros, vamos falar dos equipamentos SCUBA (acrônimo do inglês Self-Contained Underwater Breathing Apparatus, que significa equipamento independente de respiração aquática) mais utilizados hoje no mergulho recreacional em águas abertas.
O equipamento de mergulho recreativo completo é formado por algumas peças que vamos falar agora:
Uma vez que nossos olhos são foram projetados para focar os objetos embaixo da água, a máscara cria um espaço aéreo que é a sua janela para o mundo subaquático. Existem centenas de modelos, cores, estilos e materiais, mas todas devem cobrir seu nariz para você ser capaz de equalizar o espaço aéreo formado por ela devido a variações de pressão. Já o Snorkel nos permite respirar na superfície sem tirar a cabeça da água. É bastante utilizado quando estamos próximo do barco aguardando para mergulhar ou aguardando para subir no barco.
Nadadeiras, não são pés-de-pato! Evite usar esse nome. São nadadeiras que nos ajudam a nadar com muito mais eficiência do que utilizando os pés e as mãos. Existem nadadeiras fechadas (envolve o pé) e abertas (possuem tira de ajuste e exigem o uso de uma bota).
Como a água retira calor do seu corpo 20 vezes mais rápido que o ar na mesma temperatura, precisamos nos proteger, pois mesmo águas consideradas quentes ou mornas podem trazer desconforto no caso de uma exposição prolongada. Existem 3 tipos: Úmida, Semi-seca e Seca. No nosso país em águas tropicais, é mais comum o uso de roupas úmidas que normalmente são feitas de neoprene.
Mesmo sem roupas de exposição, as pessoas normalmente apresentam flutuabilidade positiva. Até pessoas com baixa gordura corporal e mais massa muscular, quando vestem uma roupa de exposição, flutuará e não conseguirá submergir. O lastro, que normalmente são pedras de chumbo, ajuda a equilibrar a sua flutuabilidade. A quantidade de lastro que um mergulhador precisa utilizar varia de acordo com seu peso e suas habilidades de flutuação, normalmente 10% do peso corporal (um pouco mais para iniciantes). Existem 2 tipos: cinto de lastro e lastro integrado ao colete equilibrador. Esse equipamento é sempre fornecido pela operadora do mergulho, não há necessidade de comprar ou alugar antes.
O CE tem 3 funções principais: (1) Permitir que flutue e descanse na superfície; (2) Permitir que você ajuste sua flutuabilidade embaixo da água. Você pode inflá-lo ou esvaziá-lo com o apertar de um botão e (3) Segurar e carregar o cilindro de gás comprimido junto ao nosso corpo.
É um erro falar cilindro de oxigênio, pois na verdade ele contém uma mistura de gás comprimido e na maioria das vezes essa mistura nada mais é do que o mesmo ar que respiramos fora da água, ou seja, 21% oxigênio + 79% Hidrogênio (desprezando os gases de menor quantidade). O cilindro contém gás comprimido a alta pressão, aproximadamente 200 Bar ou 2900 psi (o pneu do seu carro contém 2,4 Bar ou 34 psi somente) e possui uma torneira abre/fecha. Normalmente é construído de alumínio e pesa uns 15 Kg cheios, mas você nem percebe embaixo da água. A duração do gás é relativa ao seu consumo e a profundidade (quanto mais fundo, mais gasta). Os cilindros também são fornecidos pela operadora de mergulho.
Seu cilindro de mergulho não serve pra nada se não tivermos uma maneira de controlar o fluxo de gás de modo a te fornecer exatamente o que você precisa para respirar. Eles conectam através de 4 mangueiras saindo do primeiro estágio, seu cilindro ao seu colete (mangueira do inflador de baixa pressão), à suas fonte de gás (principal e alternativa ou octopus - mangueira de baixa pressão) e aos seus instrumentos básicos como profundímetro e manômetro (para verificar a quantidade de gás restante - mangueira de alta pressão). Alguns mergulhadores preferem usar computadores de mergulho ao invés de profundímetros (podem ser integrados no console do regulador ou parecerem relógios que além de marcar a profundidade e tempo de mergulho, calculam o limite descompressivo e mais - veja nossa publicação sobre Computadores de Mergulho).
Nossa loja física tem todos estes equipamentos a venda e muito mais. Entre em contato ou faça uma visita. Temos várias marcas, modelos e cores. Com certeza vai encontrar o que procura. Cobrimos qualquer oferta.
Pode parecer muita informação ou parecer difícil de usar todo equipamento de mergulho, mas na verdade não é. É uma questão de prática, o curso de mergulho básico (PADI Open Water Diver) te ensina a dominar todos estes equipamentos, assim como técnicas de segurança.
Caso ainda não se sinta seguro em investir num curso de mergulho sem saber se vai gostar ou não, pode-se fazer uma experiência em piscina ou mar aberto junto com um instrutor de mergulho. Veja nossa publicação que fala exatamente sobre esta experiência de mergulho chamada popularmente de Batismo de Mergulho (Discover Scuba Diving)
Seu equipamento de mergulho foi desenvolvido para durar por bastante tempo nas condições de uso e provavelmente você só vai substituí-lo para adquirir uma nova tecnologia ou porque decidiu por uma cor ou modelo diferente se manter a manutenção em dia. E não é difícil. Falamos sobre a Manutenção do Equipamento de Mergulho em outra publicação, clique aqui para saber mais.
Gostaria de adquirir equipamentos de mergulho ? Acesse nossa Loja Virtual, temos vários opções de marcas, modelos, cores para qualquer tipo de equipamento em condições especiais de venda.