Antes dos computadores de mergulho, os mergulhadores tinham que mergulhar com um relógio para medir o tempo de fundo, usar as tabelas de mergulho e fazer vários cálculos. Isso não parece muito seguro, pois pode-se errar nos cálculos, esquecer de monitorar o relógio entre outros riscos.
A chegada do computador veio pra ficar, pois trouxe muito mais comodidade e segurança no mergulho. Hoje é considerado um equipamento indispensável pro mergulho e até obrigatório em algumas regiões.
Esse equipamento vem evoluindo, hoje existem máscaras de mergulho que mostram as informações do computador no canto do visor (HUD heads up display).
O computador chegou para ser a evolução do planejamento de mergulho. Basicamente, o computador de mergulho serve para além de informar a profundidade e o tempo do mergulho, para calcular o limite descompressivo, podem emitir avisos sonoros e até vibrar dependendo do modelo. Além disso, ele mostra a temperatura da água, informações das paradas de segurança, controlam a velocidade de subida, podem ter bússola e controlar a quantidade de gás no cilindro também. Alguns modelos fazem conexões com computadores trazendo todo o perfil do mergulho pro computador podendo substituir o logbook em papel. Além disso, ele aumenta seu tempo de fundo, uma vez que não considera somente a profundidade máxima do mergulho no cálculo como nas tabelas de mergulho, mas sim, considera todo o perfil do mergulho fazendo os cálculos multinível em tempo real.
Existem muitas marcas e modelos com funções e aspectos diferentes desde de o mais simples até o mais complexo para mergulho técnico. O ideal para você vai depender muito do seu perfil de mergulho. Mas alguns itens que você precisa prestar atenção antes de comprar:
em formato de relógio ou integrado no console do regulador;
a capacidade de configurar a mistura de gases (nitrox, trimix ou mistura de mais gases);
alarmes (sonoros, visuais ou vibração);
visual das informações (iluminação de fundo, tamanho da fonte, clareza ao mostrar as informações);
bateria (algumas podem ser trocadas por você mesmo, outros precisam mandar pra assistência técnica);
com ou sem bússola integrada (verifique se a maneira que a informação da bússola lhe agrada);
e com ou sem conectividade com celulares ou computadores para download de dados.
A operação dos computadores de mergulho varia muito de marca pra marca, modelo pra modelo, nas publicações futuras vamos mostrar um guia rápido de uma página dos principais computadores de mergulho utilizados no mergulho recreativo no Brasil. Um modelo a cada 10 dias. Fique ligado !
Já tem o seu computador de mergulho ? Não ! Acesse nossa Loja Virtual ou entre em contato que temos vários modelos em oferta em condições especiais de pagamento para atender sua necessidade.