San Andrés é uma ilha pertencente a Colômbia apesar de estar localizada próxima a costa da Nicarágua. Conhecida pela música Reggae e pelos recifes de corais que formam um mar com 7 tons de azul.
O Centro de San Andrés é formado por um calçadão com muitas lojas e restaurantes. É bem movimentado a noite, pois San Andrés é uma região Duty Free, ou seja, livre de impostos. Você vai encontrar também muitas lojas de Esmeralda, a pedra típica desta ilha, a preços bem mais acessíveis.
A temperatura de San Andrés é constante ao longo do ano, tendo a mínima em volta dos 25°C e máxima em 31°C. Outubro é o mês mais chuvoso e março o mais seco. Outra vantagem é que ainda está fora da área dos furacões que acomete boa parte dos destinos do Caribe de setembro a novembro, assim é um lugar que dá para mergulhar o ano todo.
Ficamos Hospedados no Resort Decameron Aquarium. All inclusive a beira do mar, possui uma arquitetura composta por um conjunto de torres circulares, com deck de madeira, piscina com shows a noite, piscina natural mar adentro com restaurantes temáticos, discoteca e bares. Está localizado a menos de 10 minutos de caminhada do centro de San Andrés.
Possui um Dive Center dentro chamado Divers Team e as saídas de barco são de dentro do Hotel no final do deck de madeira.
O principal passeio em San Andrés é alugar um carrinho de golfe e dar a volta na ilha parando nas atrações no caminho e paisagens maravilhosas para apreciar e tirar aquela foto que vai ser o Wallpaper do seu computador por muitos meses.
Entre todas as paradas, destacamos West View, que é um lugar ótimo para nadar com muitos peixes e saltar no mar de um pequeno penhasco ou descer de um escorregador. Pode-se fazer um mergulho de escafandro, um espécie de capacete subaquático, até a estátua de netuno.
Pare também para ver o Hoyo Soplador, um lugar saem jatos de água super altos das rochas no chão devido a movimentação da água do mar e do vento. Você precisa ter sorte e a ilha estar com um tempo bom para que o sopro aconteça.
Outro passeio recomendado é fazer o Tour Mantarraya, onde você pode nadar com arraias. Neste passeio os guias seguram as raias no peito e você pode passar a mão. Se tiver coragem, colocá-las no seu peito também.
Para nadar com peixes, muitos peixes, tem um passeio para um ponto no mar bem próximo ao Hotel chamado La Piscinita. Vale a pena também.
O mergulho é uma das atividades mais procuradas na Ilha de San Andrés. Seus mais de 40 ótimos pontos de mergulho, localizados dentro da terceira maior barreira de corais do mundo fizeram com que ela fosse declarada pela Unesco em 2001 como “reserva da biosfera”.
O mergulho é relativamente barato em toda Ilha e a temperatura da água pode ser quente o ano todo por volta dos 28°C com visibilidade grande de mais de 20 metros até 50 metros. Todos os pontos são bem próximos da pequena ilha que não exige grandes tempos de navegação. Não deixe de conferir o video abaixo com nossa aventura de mergulho.
No vídeo acima, mostramos todos os pontos de mergulho que conhecemos, mas precisamos destacar alguns deles aqui:
Blue Diammond: Navio que transportava drogas e foi afundado pelo governo colombiano. Está deitado de lado no fundo raso e em ótimo estado de conserva. Tem alguns pequenos pontos de penetração.
Blue Wall: um dos melhores pontos de mergulho. Um paredão que chega aos seus 90m de profundidade onde encontram-se tubarões caribenhos de recife. Encontramos de 3 a 4 tubarões de 1.5 a 1.0m nas duas vezes quando estivemos lá. Eles são curiosos e vem bem perto. O mergulho será profundo! Local onde pode-se encontrar raias móbula, manta e muitas moréias também. Existe um pequeno naufrágio gostoso de mergulhar na parada de segurança.