Seu equipamento de mergulho foi desenvolvido para durar por bastante tempo nas condições de uso e provavelmente você só vai substituí-lo para adquirir uma nova tecnologia ou porque decidiu por uma nova cor ou modelo diferente mantendo a manutenção em dia. A manutenção do equipamento de mergulho não é difícil, mas é importante saber que cada equipamento exige uma atenção diferente. Vamos falar sobre os cuidados com o equipamento de mergulho e você vai notar que não é nada além do que sempre lavar seu equipamento com água doce e corrente logo após os mergulhos, secar completamente sob a sombra e guardar corretamente. Chegou, lavou, secou e guardou !
Não esqueça também de fazer uma verificação neles antes de cada viagem, pois tudo que não queremos é perder um mergulho.
A Lavagem é de extrema importância para a durabilidade do seu equipamento. Ainda mais para quem mergulha em água salgada, pois seu equipamento estará coberto por água e sal. A água vai evaporar e vai ficar somente o sal em formas de cristais, que pode ser muito corrosivo. Cristais que em contato com as borrachas dos equipamentos funcionará como uma lâmina cortante, podendo formar rachaduras no seu equipamento. Tenha em mente que seu equipamento é o que lhe traz a segurança necessária para seu mergulho. É o seu suporte a vida embaixo da água.
Alguns mergulhadores deixam seus equipamentos de “molho” em um tanque ou algum reservatório com água, onde em muitas ocasiões, esta água já foi utilizada em outras lavagens de equipamentos. Vale ressaltar que este é um ponto crítico, pois de alguma forma, água do tanque em questão, possuirá resíduos de sujeira, poeira e sal, contribuindo na degradação do equipamento. Esta água não está 100% limpa e facilitará a criação dos cristais de sal nas junções do equipamento.
Também, nunca deixe secar seu equipamento ao Sol, pois pode ressecar. A secagem deve sempre ser feita a sombra e de forma uniforme, pois como estes são materiais que ficam exposto a muita água, a umidade pode facilitar a proliferação de fungos e bactérias.
Alguns mergulhadores colocam parte do seu equipamento na máquina de lavar com sabão e amaciante. Isso também é um erro. O ideal é água corrente mesmo, nada mais. Algumas pessoas colocam a roupa de exposição na água com amaciante para tirar odores, tudo bem se for lavada com água corrente depois.
Outro erro comum, é não lavar o equipamento que foi transportado na mala e não utilizado no mergulho. Não importa se não saiu da mala, ele foi contaminado pelos outros equipamentos e precisa ser lavado também.
E não esqueça de lavar/limpar sua mala também.
Sempre antes das viagens, verifiquem se as tiras da máscara estão ressecadas esticando-as para tentar prever um eventual estouro. Uma boa ideia é levar tiras reserva na mala. Após o mergulho, lave a máscara com água corrente e/ou com detergente neutro esfregando com os dedos para tirar a oleosidade causada pela nossa pele, tenha certeza que não há restos de areia nos cantos internos da máscara, principalmente quando o mergulho for efetuado em praia. Deixe secando à sombra e com o auxílio de um pano macio retire o excesso de água, pois se não for seca corretamente pode ocasionar a proliferação de fungos. Nunca, em hipótese alguma deixe a máscara secando com as bordas dobradas ou com algum peso em cima. O Silicone que é o material utilizado na vedação das máscaras tem memória e pode adquirir a forma gerando entrada de água e perdendo o poder de vedação. Sempre a guarde no recipiente em que a adquiriu. Caso você não tenha mais este recipiente, pode-se usar uma vasilha de plástico para guardá-la, mas se atente para ver se a máscara cabe com folga dentro da vasilha. Uma vez amassada, a máscara pode não voltar a sua forma original tornando-se assim inútil para o uso novamente.
O snorkel é o equipamento de mergulho que você mais deve cuidar da higiene, já que esse vai na sua boca. Além de ser lavado em água corrente doce e secado bem, caso você perceba que o mesmo já esteja com a presença de fungos, o recomendado é deixá-lo de molho em água e cloro. Para retirar o cheiro, depois basta lavá-lo bem com sabão neutro e água em abundância e lembrando de deixá-lo à sombra para secá-lo. Seu armazenamento também deve ser feito dentro de uma vasilha plástica e sempre em um local bem seco e arejado.
As nadadeiras são outro item do seu equipamento de mergulho de extrema importância e que deve ser bem cuidado para uma maior duração. Como este é um equipamento que entra em contato com a areia com mais facilidade, a limpeza deve ser feita de forma mais cuidadosa ainda, já que esta pode se acumular no seu interior. A borracha é um item muito sensível e se não for bem cuidado pode vir a rachar ou até mesmo se deformar. Lave as nadadeiras somente com água doce e deixe secar à sombra. Evite deixá-las secando apoiada na parede ou tortas, pois elas podem permanecer tortas danificando a pala. Após secar, o indicado é que você guarde suas nadadeiras retas, sem dobrar ou colocando uma sobre a outra.
Lave as câmaras internas para retirar a água salgada. Purgue para retirar a água com toda a sujeira indesejada de seu interior, deixando a mesma, sair pelo Power e pelas válvulas de exaustão rápida. Este procedimento contribui na limpeza interna e dificultará a formação de cristais de sal e oxidação das molas internas de alívio. Jamais encha as câmaras de seu CE totalmente com água, pois isto poderá contribuir para o enfraquecimento da solda eletrônica da câmara e você poderá ter problemas futuros.
A lavagem do colete requer paciência, existem muitos pontos que podem acumular sal, sujeira e cloro. Pode se utilizar água morna, pois remove o sal com maior facilidade. Sempre coloque um pouco de água dentro, feche a válvula, termine de encher com ar e balançe e vire algumas vezes para a água passar por todos os espaços internos. Aproveite para tirar a água por todas as válvulas e pela traqueia, limpando-as. Repita a operação. Para limpá-lo por fora utilize uma mangueira e o lave bem, também sem produtos químicos. Atenção aos botões, fivelas, bolsos e velcros para não acumularem água, sal e areia. Quando finalizar, coloque um pouco de ar dentro a fim dele ficar em torno de 50% cheio, isso evita que as paredes colem e perca a célula do seu colete. Pendure-o em um cabide e deixe-o secando na sombra também. Só guarde após estar totalmente seco.
Não o coloque de frente para um jato d’água, afaste os protetores de mangueira e deixe a água corrente passar por sua superfície e interior. Sendo Yoke ou DIN, deixe a tampa de proteção do filtro do1º estágio e não pressione o botão de purga, para evitar que a água não entre pelo segundo estágio. A parte do bocal pode-se pingar uma gota de detergente neutro no dedo e esfregar para higienizar. Enxágue ele inteiro, manômetro, bússola e o que mais tiver preso ao seu kit.
Além da lavagem, o fabricante do regulador recomenda que anualmente ou a cada 6 meses de uso intenso, você leve seu regulador para um técnico especializado abrir, inspecionar e fazer a troca de todos os componentes integrantes do chamado “Kit de reposição”.
Sempre verifique se os zíperes estão correndo perfeitamente antes de uma viagem de mergulho. Caso estejam duros, você pode passar um pouco de cera a base de silicone ou no caso de zipper seco a base de parafina. Abra e feche algumas vezes até que fique mais leve. Após o mergulho, lave a roupa somente com água doce e corrente. Não utilize nenhum tipo de produto químico como sabão ou alvejante. Lave bem a roupa e coloque-a para secar na sombra. O ideal é sempre deixar secá-la no avesso primeiro e depois do lado normal. Após sua lavagem, deixe-a pendurada para que a água escorra. Se for uma roupa semi-seca, quando ela já estiver seca, lubrifique seu zíper de metal para evitar o desgaste comum neste tipo de zíper. Um bom protetor de zíper, é passar parafina nos dentes. A parafina pode ser encontrada facilmente casas de tintas. Lembre-se, guarde a roupa somente quando ela estiver totalmente seca e idealmente guardar pendurada em um cabide mais largo que o normal e longe das interferências solares. Evite guardar a roupa dobrada ou dentro da mala pois isso cria vincos que, quando submersa, possibilita a entrada de água na roupa perdendo a eficiência térmica durante o mergulho.
Tudo que você utilizar de instrumentos, como bússolas, computadores, etc devem ser limpos com água corrente. Por serem equipamentos mais sensíveis, de preferência a água quente. Deixe tudo secando na sombra e lembre-se, antes de qualquer viagem de mergulho, verifique a bateria do seu computador.
Os Deco Markers (salsichão) e/ou os Liftbags devem ser lavados por dentro e por fora (alguns possuem válvulas e outros não). O processo se assemelha muito ao que fazemos com o colete equilibrador. Só enrole e guarde quando estiverem totalmente secos. As carretilhas e spools devem ser lavadas com água corrente em abundância a fim de tirar todo o sal. É legal repetir todo o processo pelo menos duas vezes e deixar secando por alguns dias na sombra.
Se gostaria de aprender mais sobre seu equipamento, como funciona, fazer uma manutenção mais detalhada, fazer ajustes e repararos, oferecemos um curso PADI de especilidade em Equipamento de Mergulho. Entre em contato.