Fernando de Noronha está localizada a cerca de 500km da capital pernambucana, Recife. Os voos saem de Recife e Natal pelas cias Azul e Gol somente. A natureza está bem preservada e conta com belas paisagens. Não há o que dizer. Todos se apaixonam por Fernando de Noronha.
Por ser uma área de proteção ambiental, é necessário pagar uma taxa de preservação ambiental ao entrar na ilha que varia com o número de dias que vai permanecer por lá. Os valores atualizados podem ser encontrados aqui.
Além disso, existe uma outra taxa para entrar em determinadas áreas do Parque ambiental. É um ingresso válido por 10 dias e estão inclusos nessa área muitas praia e trilhas. O valor desse ingresso atualizado pode ser encontrado aqui.
O turismo é forte em Noronha o ano todo, sendo que Setembro e Outubro é o período de menor chuvas, o mar de dentro está mais calmo e a água está com maiores visibilidades para mergulhar, chegando a 50 metros. Para surfista a melhor época é Janeiro. Lembre que Dezembro, Janeiro e Julho são meses de alta temporada e a ilha estará cheia e os valores podem ser mais altos.
Não existem muitas pousadas e todas são simples. Existem também alguns Hotéis de luxo com valores bem acima da média. Pesquise e reserve com antecedência.
Apesar de pequena, com apenas 17 Km² sendo a BR-363 com apenas 7km de extensão que liga os extremos da ilha, devido as subidas e descidas íngremes, recomenda-se alugar um buggy para conhecer todas as praias. Faça com antecedência também, pois existem poucas opções na Ilha.
Praticamente existem 2 coisas pra se fazer em Noronha: visitar praias e fazer caminhadas. Claro que a gastronomia é excelente e existem outros passeios na Vila dos Remédios como mirantes e o Museu do Tubarão. Para chegar em algumas praias é preciso incluir uma caminhada. As praias são as atrações principais pelas belas paisagens com pontos de observação do Pôr do Sol. Não deixe de fazer um mergulho com cilindro também para aproveitar ao máximo o contato com a natureza do local. Caso não tenha feito um curso de mergulho ou quera adquirir mais habilidades para ficar mais a a vontade na água, entre em contato. Diríamos que o mergulho na ilha é mandatório. Não se conhece Fernando de Noronha sem mergulhar.
Praia do Portinho
É de onde saem as embarcações de turismo e mergulho. Tem uma estrutura para alugar guarda-sol e cadeiras e fazer uma pequena refeição. Pode-se praticar snorkeling e fazer um batismo de mergulho.
Praia do Cachorro
É uma praia pequena bem perto do centro na Vila dos Remédios e é uma das poucas praias com estrutura e comércio. Pode-se fazer uma caminhada até a Praia do Meio e depois até a Praia da Conceição (apesar de poder ir de buggy e moto também). Esta última é uma das mais badaladas praias de Noronha, onde pode-se fazer uma bela refeição.
Praia do Sancho
É considerada a praia mais bonita do Brasil e talvez entre as mais do mundo. Está após um grande paredão onde pode ter uma vista panorâmica da praia e do Morro Dois Irmãos.O acesso atrás de uma escadaria ao meio do paredão, o subida pode ser cansativa mas é bem seguro.
Praia do Sueste
É a praia mais procurada em Noronha para a prática de snorkeling onde observamos tartarugas, peixes e até tubarões. Também chamada de Baía do Sueste está Localizada no extremo sul da Ilha e é uma praia protegida de ondas pela formação geográfica.
Praia do Leão
É uma praia grande e vazia onde as tartarugas desovam na época certa do ano a noite. Ande até a ponta da praia que encontrará piscinas naturais belas para aproveitar o dia.
Praia do Atalaia
É preciso agendar o passeio e contratar um guia pra chegar. Não é permitido entrar sem o guia. A procura é alta por causa das belas piscinas naturais com uma imensa fauna marinha, portanto, assim que chegar na Ilha faça seu agendamento.
A ilha é muito pequena e são poucas as opções pra vida noturna. Nota-se que os locais se revezam e cada dia um lugar que bomba na semana. As opções são o Bar do Cachorro com uma atmosfera casual e um pouco de dança, os melhores dia são as segunda-feiras com MPB, as sextas-feira onde tem o forró e aos sábados, o sertanejo. No final de tarde, o Bar do Meio é onde bomba, aproveite para tomar um drink e curtir o belo pôr do sol. Nas quintas-feiras, o point é a Pizzeria Muzenza, com Reggae ao vivo. Não deixe também de curtir os bons restaurantes que a ilha possui.
A ilha é rodeada por um mar lindo de águas azuis e cristalinas cheio de vida marinha, praticamente qualquer lugar ao entorno da ilha daria um bom mergulho. Os barcos de mergulho saem da Praia do Portinho e poucos minutos de navegação até qualquer ponto.
Pode-se encontrar raias prego imensas, tubarões lixa, moreias, muitas lagostas, polvos e uma variedade enorme de peixes incluindo barracudas, dentões, meros, garoupas e badejos. Todo mergulho em Noronha é uma aventura cheia de surpresas. É difícil saber o que esperar. O Vídeo da nossa viagem para Noronha em 2015 encontra-se abaixo, vá conferir.
Não poderíamos deixar de falar do que é o considerado melhor ponto de mergulho do Brasil, o Naufrágio da Corveta Ipiranga V17. A Corveta chocou-se com a Cabeça do Sapata em Outubro de 1983 durante um patrulhamento e afundou cerca de 8 horas depois. A tripulação foi salva por por pescadores locais, não houveram mortes. Encontra-se a 55 metros de profundidade em posição correta de navegação. Ainda está intacta e é possível a penetração. Veja o vídeo do nosso mergulho nesse incrível naufrágio onde a visibilidade e a temperatura da água são bem parecidas com os outros mergulho.
Noronha está uma hora a mais do horário de Brasília;
Leve dinheiro em espécie, a Ilha tem uma agência do Bradesco e outra do Santander somente. São raros os lugares que aceitam cartão;
As tomadas são de 220V;
A ilha é de formação vulcânica e não tem água potável, água é dessalinizadas e é preciso racionar;
Agende um jantar no festival do Zé Maria.