As estrelas-do-mar são animais marinhos invertebrados, possuem um corpo achatado, rígido por conta de seu endoesqueleto que não é resistente.
Possuem 5 ou mais raios, chamados de braços, terminados em pontas, com olhos no final de cada raio. Apesar do número de olhos, a visão das estrelas do mar é muito fraca, elas podem distinguir a luz da escuridão. Elas possuem muita força nos braços, a qual utilizam para abrir conchas de mexilhões.
Elas não tem cabeça e também não tem cérebro, desta forma todos os seus movimentos são por instinto.
Existem cerca de 1800 espécies de diversas formas e cores, são comuns em todos os oceanos. Seu tamanho varia muito dependendo da espécie, a menor mede alguns centímetros e a maior cerca de 1 metro e pesar até 5 kg.
Possuem um aparelho digestivo complexo com boca, esôfago, 2 estômagos, intestino e anus. São animais que possuem um sistema nervoso sob a pele, em forma de redes e anéis, os quais enviam informações para os braços e faz com que elas se movam.
Alimentam-se de plâncton, plantas e principalmente animais que se movem lentamente por serem presas fáceis, como mexilhões, minhocas e caracóis.
São encontradas no fundo do mar, podendo estar até 6 mil metros de profundidade.
Podem viver muito tempo, de 30 a 35 anos.
Existem há cerca de 450 milhões de anos.
A estrela-do-mar não tem sangue, seu coração bombeia através dos vasos a água do mar enriquecida com alguns oligoelementos.
Elas respiram através da pele, precisam do oxigênio da água. São sensíveis a luz, ao toque e as mudanças de temperatura. O coração da estrela do mar bate em 5-7 batimentos por minuto.
Não conseguem sobreviver fora da água ou em águas que não sejam salgadas.
Não são um produto alimentar, não possuem predadores naturais, as estrelas contêm substâncias venenosas no corpo, e poucos nutrientes.
Possuem capacidade de se regenerar, se perdem uma parte do corpo, pode restaurar, no entanto este processo é lento.
As estrelas-do-mar sempre despertam nossa admiração e curiosidade.
Quando temos a oportunidade de estar no mesmo ambiente que uma delas, é muito difícil evitar a curiosidade e a vontade de tocá-la.
Logo no MERGULHO DE BATISMO o mergulhador é orientado a não tocar nos animais, e, principalmente, entender e disseminar a cultura de preservação do oceano.
Venha mergulhar com a gente para ver de perto estrelas-do-mar e tantos outros animais incríveis somente vistos no fundo do mar.