Os polvos são animais marinhos invertebrados, de forma arredondada. Com seu corpo mole sem esqueleto interno ou externo podem se espremer em fendas tão pequenas que seus predadores não podem alcançar.
Eles vivem em todos os oceanos do mundo, mas são abundantes em águas quentes e tropicais. A maioria fica no fundo do oceano, embora poucas espécies ocupem águas rasas. Vivem de 1 a 2 anos, podem medir até 9 metros e pesar até 270 kg.
Os polvos têm quatro pares de braços, três corações, dois bombeiam sangue através de uma das duas brânquias, enquanto o terceiro bombeia sangue através do corpo.
Existem cerca de 300 espécies de povos.
Todos são venenosos, mas apenas a espécie bluering, conhecida pelos visíveis anéis azuis são letais.
Para atacar os polvos caem em cima de suas presas e usam as sucções poderosas de seus braços para puxar o animal para dentro de sua boca.
Alimentam-se de caranguejos, camarões e lagostas, mas podem também atacar presas maiores como tubarões.
São capazes de utilizar “ferramentas” para abrigo como cascas de coco para se esconder de predadores e conchas de crustáceos para construir barreiras em torno de seus covis.
A tinta azul escurece a água, atrapalhando a visão do predador.
Os polvos usam uma rede de células pigmentares e músculos especializados em sua pele que instantaneamente imitam as cores e texturas do ambiente fazendo com que seus predadores como tubarões, enguias e golfinhos nadem sem os perceber.
O polvo, assim como a lula, é um fruto-do-mar bastante apreciado na culinária, rico em Omega 3, vitaminas do complexo B e ácidos graxos, a “gordura boa”.
Você já viu um polvo no seu mergulho? Não?
Então saiba mais uma curiosidade: apesar de serem comuns em todos os oceanos, os polvos são mais facilmente vistos em mergulhos noturnos. Venha fazer o CURSO DE MERGULHO AVANÇADO e admirar de perto este animal marinho.