Tartarugas-marinha: Um presente dos Oceanos
Quem já mergulhou com tartarugas-marinhas sabe qual é a sensação. Logo que avistada, trás uma alegria que transforma qualquer mergulho. Nadar ao lado delas, só observando sua leveza, sua calma, seus movimentos sincronizados como se estivesse planando, trás um prazer indescritível. Fazer aquela selfie perfeita com uma tartaruga-marinha é algo a causar satisfação em qualquer um. Mas conhecemos as tartarugas-marinha ? Sabemos identificar as espécies, o sexo, sua história e o que ela representa ? Hoje vamos falar um pouco disso.
Você sabia que as Tartarugas Marinhas são animais pré-históricos que estão no planeta a mais de 120 milhões de anos? Estes répteis conviveram com os dinossauros e sobreviveram a todas as mudanças que os levaram à extinção (cerca de 65 milhões de anos atrás). Entretanto, em função da caça predatória por vários anos, grande parte das espécies encontra-se em situação de extinção.
O Projeto TAMAR (contração das palavras tartaruga e marinha) é um projeto conservacionista brasileiro fundado no início dos anos 80, que revolucionou a luta pela preservação de espécies ameaçadas de extinção. Atua na busca pela preservação das tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção.
Tartarugas marinhas se alimentam, principalmente, de medusas, camarões, esponjas e águas-vivas. Por isso, o lixo plástico nos oceanos é um fator muito preocupante para estas espécies que podem confundir sacos de lixo com águas vivas e muito mais.