A maioria dos mergulhador procura um mergulho em local de águas calmas, sem correnteza, com bastante visibilidade, águas quentes com muita vida, muitas cores, talvez um naufrágio, certo? Logo vem na nossa cabeça mergulhos no Arquipélago de Fernando de Noronha, Porto de Galinhas ou Bonito.
Porém o litoral de São Paulo com 860 km de extensão além de Ilhas, Ilhotas e Lajes que somam mais 400 km pode oferecer ótimas opções de mergulho. Separamos aqui as 4 melhores opções em nossa opinião.
Também chamada de A Pedra Mágica, uma laje situada a 42 km de Santos pertencente ao Parque Estadual Marinho Laje de Santos que foi criado em criado em 27-Set-1993 é um ponto que atrai muitos mergulhadores de São Paulo, não só pela proximidade da capital, mas também pela grande biodiversidade marinha onde pode-se observar muitos peixes, raias e tartarugas e também pela boa visibilidade, podendo chegar aos 30 metros. Os principais pontos de mergulho são: Portinho, Naufrágio Moreia, Piscinas, Parcel das Âncoras, Paredão da face Sul, Boca da Baleia e Calhaus. É comum ver golfinhos no caminho, e, se for na época certa, pode-se avistar raias manta passando por lá. No Dia 3-Abr-2016 foi registrado um raro tubarão baleia de 8 metros de comprimento pelos mergulhadores.
Ilhabela, localizada a 213 km da capital, é uma ilha pertencente a São Sebastião no litoral Norte de São Paulo, um dos únicos municípios–arquipélagos marinhos brasileiros. Sua história foi marcada por lendas de piratas, que somado a um suposto magnetismo que a ilha possui que desorientava os equipamentos de navegação, tornou a costa da ilha um verdadeiro cemitério de naufrágios, sendo boa parte disponível para mergulhos como: Dart, Velásquez, Therezina e o famoso Príncipe das Astúrias (Maior tragédia marítima brasileira: em 5-Mar-1916, um navio do porte do Titanic, naufragou deixando mais de 500 mortos). Por lá, há uma estrutura super bem pensada para o turista que deseja mergulhar, tenha ele experiências anteriores ou não. Principais pontos de mergulho: Santuário Ecológico das Ilha das Cabras, Praia das Pedras Miúdas, Pacuíba, Saco do povo, Ponta da cabeçuda, Ilha Búzios e Ilhote das Galhetas.
Localizada no litoral norte de São Paulo, a 220 km da capital, com várias praias de águas calmas, limpas, transparentes e de águas com temperatura agradável, Ubatuba é uma excelente opção para o mergulho no Estado de São Paulo. Por muito tempo atraiu muitos mergulhadores, hoje a falta de operadoras na região vem fazendo com que o turismo de mergulho diminuísse bastante. Existem muitos pontos de mergulhos em Ubatuba, onde destacamos: Cedro, Ponta Grossa, Ilha das Couves, Ilha das Palmas, Ilha da Rapada, Ilha Anchieta, Ilha Vitória e a praia da Lagoinha. Pode-se também visitar o Projeto Tamar de Ubatuba.
Chamado de Refúgio da vida silvestre, localizado a 45 Km de Ilhabela e São Sebastião, ficou fechado por mais de 30 anos pela marinha brasileira que até 2013 usava como zona de treinamento militar e tiro de guerra. É a segunda maior unidade de conservação marinha do Brasil (em primeiro é o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos). Foi reaberto ao público oficialmente em 16-Dez-2018. Vem atraindo mergulhadores pela curiosidade por um novo ponto de mergulho e pelo grandes cardumes de peixes. Somente empresas autorizadas pelo ICMbio com várias regras de restrição podem operar por lá. Os principais pontos de mergulho são: Tartaruga, Baba de Boi, Raia, Badejo Quadrado, Jardim dos Corais, Geladeira, Farol, Laje do Alagado, Tubarão e Parcel 5.