Já falamos no nosso post aqui de Os 4 melhores locais para mergulhar em São Paulo, mas existem outros lugares fora do Estado de São Paulo, porém próximos à capital que atraem muitos mergulhadores, possível de fazer uma viagem em um feriado ou até um final de semana. Separamos aqui para vocês:
Uma ilha localizada no Estado do Rio de Janeiro, pertencente a Angra dos Reis com águas claras e em tons de verde-esmeralda atrai muitos mergulhadores. Em qualquer parte da ilha, é possível mergulhar com diversas espécies de peixes coloridos, mas a marca registrada são as estrelas-do-mar e os cavalos-marinhos. Os principais pontos de mergulho são: Laje Branca, o Naufrágio Pingüino, Parcel do Coronel, Naufrágio do Helicóptero na Laje do Matariz e Naufrágio Vapor Califórnia na praia Vermelha.
Localizada no litoral do estado do Rio de Janeiro, conhecida por ser o Caribe brasileiro e a Capital do Mergulho, também, o melhor ponto de mergulho da Região dos Lagos, possui praias com areias branquinhas e mar com tons de azul. A temperatura da água é baixa o ano todo, podendo chega a 15º C devido à ressurgência. Essa condição proporciona uma vida marinha abundante e bastante atípica em relação aos outros pontos de mergulho no Brasil, podendo encontrar cavalos-marinhos, raias, muitas tartarugas, baiacus-arara, baleias, golfinhos e até mesmo pinguins e orcas costumam visitar a região. Dos vários pontos de mergulho, os imperdíveis são: Enseada do Anequim e Ponta Leste.
Um destino que não é no mar, um mergulho em água doce. Rifaina é uma cidade localizada entre a divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais, distante 490 Km da capital paulistana, apesar de Rifaina ainda estar localizada no Estado de São Paulo, o mergulho é no Rio Grande, um rio que faz parte da Represa de Jaguara que divide São Paulo (Rifaina) e Minas Gerais (Sacramento). Pode ser uma opção pra quem sempre está em busca de novos locais de mergulho para conhecer. As maiores visibilidades são encontradas no inverno e água pode ser um pouco fria.
Está localizada a 307 Km de São Paulo e é a primeira praia do Estado do Rio de Janeiro, possui um centro histórico com restaurante e bares que tornam o intervalo de superfície do mergulhador mais acolhedor. Pode-se encontrar nos mergulhos muitas estátuas: um tubarão, uma tartaruga, uma mergulhadora, Poseidon, Jesus Cristo e também o naufrágio de um pequeno avião. Principais pontos de mergulho são: Ilha dos Meros, Ilha dos Ratos.